JOGOS OLÍMPICOS - CHARADAS OLÍMPICAS



Boa noite ! Acabei de criar mais atividades de alfabetização sobre os jogos olímpicos - charadas olímpicas, para alunos do ensino fundamental I. 

São alguns jogos de adivinhações e charadas ajudam a estimular a inteligência das crianças. 



Conceito de olimpíada

Olimpíada (do latim Olympĭas), conforme Carta Olímpica grega de 1896, é o período de quatro anos civis entre a realização de dois Jogos Olímpicos consecutivos, ou Jogos da Olimpíada. Cada Olimpíada ou Período Olímpico inicia no primeiro dia de janeiro (01/01) do primeiro ano de realização dos Jogos e segue até o trigésimo primeiro dia de dezembro do quarto ano (31/12), véspera do próximo evento.

Conceito de charadas

É um conjunto de pistas variadas, elaboradas com o objetivo de adivinhar o nome de um desenho ou de uma determinada palavra.

Elas ajudam a criança a aprender, associar idéias e palavras, a aumentar seu vocabulário, desenvolver o raciocínio lógico, favorecer a aquisição da base alfabética, desenvolver o espírito criativo e crítico, etc...


As charadas divertem e provocam a curiosidade, valorizam a leitura como fonte de prazer, criando um clima de suspense que os alunos gostam de decifrar e possibilita o desenvolvimento da expressão oral. 

É um enigma que, consiste em compor uma palavra em tantas sílabas ou partes quantas possam ter uma significação determinada, dando-se a cada uma dessas partes a definição em termos mais ou menos vagos, e acrescentando uma alusão à significação da palavra inteira. 

Esta é uma estratégia de atividade de alfabetização, que pode ser usada em sala de aula, para facilitar a aprendizagem da criança.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Jogos olímpicos,charadas olímpicas       Jogos olímpicos,charadas olímpicas

Jogos olímpicos,charadas olímpicas       Jogos olímpicos,charadas olímpicas

Jogos olímpicos,charadas olímpicas       Jogos olímpicos,charadas olímpicas

Jogos olímpicos,charadas olímpicas       Jogos olímpicos,charadas olímpicas
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


JOGOS OLÍMPICOS - CHARADAS OLÍMPICAS JOGOS OLÍMPICOS - CHARADAS OLÍMPICAS Reviewed by Adiléa Generoso on 20.7.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.