POESIA O MOSQUITO ESCREVE E A DENGUE



Olá amigos, hoje eu trago para vocês poesia o mosquito escreve e a dengue, para alunos do ensino fundamental I.

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas.



Objetivo da poesia na educação infantil:

➤O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve. 

Com esta poesia, os alunos vão aprender a ler ou ouvir a leitura da professora, podendo-se assim seguir com o dedinho, para observarem a segmentação da escrita. Isto vai depender do nível de conhecimento de cada turma. 

Eles poderão pintar os espaços existentes entre cada palavra, contar quantas estrofes e versos tem na poesia, as rimas existentes.

As atividades propostas para esta poesia são interpretação,  separação silábica, formação de sentenças, ordem alfabética, etc...

O aluno precisa ter acesso aos diversos gêneros textuais e suas funções. Achei de suma importância mostrar esta poesia pois, assim podemos fazer uma alusão com o  tema da dengue.

Falando sobre a dengue

dengue que é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Fique atento aos sintomas e saiba como se prevenir.

Diante deste contexto atual em que estamos vivenciando é de suma importância trabalhar sobre este tema polêmico sobre a dengue, Zika e Chikungunya, uma grande preocupação mundial  e sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, resolvi criar estas atividades para alfabetização, pois os alunos poderão ajudar a sensibilizar a comunidade, com atitudes simples e necessárias para combater estas doenças.

Como acontece a transmissão

A transmissão acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada. Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas pelo mesmo inseto. Sintomas e evolução da doença.

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte. Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. 

Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso. Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita. 

Portanto, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

É proibido, como qualquer outra atividade deste blog, postar as imagens em grupos de Facebook, WhatsApp, Instagram ou qualquer outra rede social. Se gostar das atividades poste apenas o link direcionado ao Blog Mistura de Alegria. Você estará valorizando o meu trabalho.

Poesia o mosquito escreve e a dengue

Poesia o mosquito escreve e a dengue

Poesia o mosquito escreve e a dengue

Poesia o mosquito escreve e a dengue

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Espero que tenha gostado das atividades e do Mistura de Alegria.  Volte sempre que precisar de outros temas. Fique ligado nas novidades!

Poesia para educação infantil

                
LISTA DE POESIAS NO BLOG: 

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


POESIA O MOSQUITO ESCREVE E A DENGUE POESIA O MOSQUITO ESCREVE E A DENGUE Reviewed by Adiléa Generoso on 19.2.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.