ALFABETIZAÇÃO FASES DA ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL



Olá amigos, hoje eu trago para vocês como se processa a introdução das sílabas e as fases da escrita educação infantil.

Todas as crianças passam pelas hipóteses de escritas na fase de alfabetização. Todo professor deve se basear nessas fazes para propor atividades adequadas e que estimulem os alunos a evoluírem. 

Fases da escrita educação infantil.


Os níveis de escrita são:

Primeiro Nível – Pré-silábico I – Indiferenciado
 
Neste nível o aluno pensa que se escreve com desenhos. As letras não significam nada para ele. A professora pede que ele escreva “bola”, por exemplo, e ele desenha uma bola, rabiscos, garatujas. 

Segundo Nível – Pré-silábico II – Diferenciado 

O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. Ele já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras. Nesse nível o aluno ainda nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala.

Ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a língua oral. Acha que coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras. 

Acredita que para uma palavra possa ser lida ela deve ter pelo menos três símbolos. Caso contrário, para ele, “não é palavra, é pura letra”. 

Terceiro Nível – Silábico 

O aluno descobriu que as letras representam os sons da fala, mas pensa que cada letra é uma sílaba oral. Se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “cabeça”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “ca”, uma para “be”, e uma para “ça”. 

Dentro deste nível podemos identificar três fases importantes:

Quantitativo: para cada sílaba o aluno põe uma letra sem pensar na correspondência sonora. 
Qualitativo: escreve para cada sílaba uma letra com correspondência sonora. Exemplo: para casa escreve “ca” ou “cz”. 
Silábico-alfabético: ora escreve as sílabas completas (simples) e ora usa apenas uma letra para representá-la. 

Quarto Nível – Alfabético 

O aluno compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto. Descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras da nossa língua. Porém, inicialmente escrevem com fortes marcas da oralidade.  

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

  Fases da escrita educação infantil.             Fases da escrita educação infantil.

Fases da escrita educação infantil.               Fases da escrita educação infantil.

Fases da escrita educação infantil.             Fases da escrita educação infantil.
Fases da escrita educação infantil.            Fases da escrita educação infantil.

Fases da escrita educação infantil.             Fases da escrita educação infantil.

REVISTA AMAE - AGOSTO 1989
Fases da escrita educação infantil.      Fases da escrita educação infantil.

Fases da escrita educação infantil.

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


ALFABETIZAÇÃO FASES DA ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL ALFABETIZAÇÃO FASES DA ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL Reviewed by Adiléa Generoso on 27.5.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.