FILME VIDA MARIA - REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO



Hoje eu trago para vocês este lindo Filme vida Maria, para que possam refletir sobre a importância da educação em todos os contextos.

“Vida Maria” é um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos, que venceu inúmeros festivais nacionais e internacionais no ano de seu lançamento. 

Filme Vida Maria


Com apenas nove minutos de exibição, o curta denuncia a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações de mulheres do sertão cearense. A animação acompanha a rotina da personagem “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos.

“Maria José” é apenas mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou à casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de auto-anulação, onde sua vontade e seus sonhos não ultrapassam a cerca da casa onde vive. O filme de Márcio Ramos explora as limitações e a falta de perspectiva que essas mulheres enfrentam durante toda a sua vida, se repetindo por diversas gerações.

Mais que isso, “Vida Maria” transborda os limites do sertão, aproximando-se também das mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem a mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos.

Este filme merece ser visto e discutido por nordestinos, brasileiros e pessoas do mundo inteiro.



DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


FILME VIDA MARIA - REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FILME VIDA MARIA - REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO Reviewed by Adiléa Generoso on 9.4.12 Rating: 5

9 comentários:

  1. Tania Darque09 abril, 2012

    eu gostaria de ver o filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é um filme, é um curta de mais ou menos 9-10 minutos, você pode assistir no youtube, ou logo acima, nesse post mesmo.

      Excluir
  2. PARABÉNS,É A RELIDADE!

    ResponderExcluir
  3. este filme nos deixa sem palavras pelo fato de saber qer e o retrado do nosso pais,

    ResponderExcluir
  4. a realidade nua e crua apresentada de forma animada, relata que a iguinorância e a falta de informação podem mudar a historia de toda uma geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Uma pena que nossos governos, há décadas não ser preocupam em mudar essa realidade. Uma pena!

      Excluir
  5. Esse filme nos faz refletir e nos mostra essa triste realidade do Brasil, pois ainda existem pessoas analfabetas ou semi-analfabetas no país, mesmo nas regiões mais ricas.

    ResponderExcluir
  6. Márcio, seu curta é muito inteligente e com sua permissão o levarei para refletir em sala de aula. Há muitas "Marias" não só no nordeste, aí no sul também. Sem culpar ninguém.
    Valeu a sua reflexão!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.